Brasil_mapa

Nome científico: Gnorimopsar chopi (Vigors, 1825)

Ordem: Passeriformes

Família: Icteridae

Descrição: Mede cerca de 25 cm. Pássaro inteiramente negro, sendo também conhecido como pássaro-preto. É um exímio cantor, sendo muito apreciado para criação em cativeiro. Comum pelo interior do Brasil é muito associado à cultura popular, onde é lembrado em diversas histórias, poesias e canções como em “Assum-preto” de Luiz Gonzaga, onde é descrito o cruel hábito de criadores que cegavam esta espécie acreditando que assim cantaria melhor.

arv-ico
Ambiente:
Comum em áreas rurais e de cultivo agrícolas. Adaptou-se bem a pastagens arborizadas, principalmente onde há palmeiras.         

compus-icoNo campus: Fique de olho. Muito procurado para criação em cativeiro, hoje dificilmente poderá ser vista no campus, mas ainda na década de 90, estava presente nos estudos de levantamentos da área. Com a expansão urbana e distanciamento da área rural, está espécie é mais comum nos arredores de Brasília. Pode ser confundido com o vira-bosta que é abundante no campus, mas apresenta característico brilho azulado-metálico dos machos e vive em bandos numerosos.

ovo-icoReprodução: Faz ninhos em oco de árvores, troncos de palmeiras e ninhos abandonados de pica-paus.

Hábitos: Vive em pequenos bandos, os quais emitem intensa sinfonia ao longo do dia, principalmente na alvorada e ao entardecer.  Ao cantar, arrepia plumagem da cabeça e nuca.