Brasil_mapa

Nome científico: Ammodramus humeralis (Bosc, 1792)

Ordem: Passeriformes

Família: Emberizidae

Descrição: Mede 12cm de comprimento. Possui uma característica sobrancelha amarela e detalhes também amarelos na curva das asas. Corpo acinzentado, mais claro nas partes inferiores e ferrugínio com manchas negras no dorso.

arv-icoAmbiente: Habita paisagens campestres, inclusive áreas de cultivo agrícola, áreas rurais e periferias de cidades com remanescentes de vegetação natural..

compus-icoNo campus: Pode ser encontrado nos fragmentos de cerrado do Centro Olímpico e do Arboreto, além das áreas menos cuidadas pela jardinagem, onde o capim pode crescer. Alguns o confundem com a fêmea do pardal (Passer domesticus), ou com o jovem de tziu (Volatinia jacarina), porém, estes apresentam comportamento distinto e não possuem amarelo.

ovo-icoReprodução: O ninho é construído em forma de tigela sobre o solo, bem escondido entre a vegetação rasteira. Utiliza capim seco na construção. Bota dois ou três ovos brancos. Quando é espantado do ninho pela presença de um potencial predador, anda pelo chão como se estivesse machucado, atraindo a atenção do predador para longe do ninho.

Hábitos: Alimentam-se de insetos e sementes. Comportamento rasteiro, corre e pula em meio à vegetação baixa, pousando ocasionalmente em poleiros mais altos, principalmente para cantar.