Brasil_mapa


Nome científico: Saltator similis (d’Orbigny & Lafresnaye, 1837)

Ordem: Passeriformes

Família: Cardinalidae

Descrição: Mede 20cm de comprimento. Dorso cinza-oliváceo, com o verde mais acentuado nas asas, cauda cinza-chumbo, sobrancelha branca, assim como a garganta, porém esta possui uma listra negra nas laterais (estria malar). Partes inferiores cinza-claro com uma tonalidade castanha no ventre. Seu bico forte deu origem ao seu nome popular.

arv-ico
Ambiente:
Vive na borda de matas de galeria, matas secas e matas secundárias. Visita pomares em casas perto das matas.

compus-icoNo campus: Ocorre no cerrado do Centro Olímpico, principalmente próximo à mata de galeria. Pela beleza e capacidade de canto, é muito visado pelo homem para criação em cativeiro. A presença desta espécie em pequenos fragmentos sem proteção e cada vez mais isolados como o C.O., esta cada vez mais ameaçada.

ovo-icoReprodução:Ninho em forma de tigela, construído com folhas secas e raízes, a baixa altura dentro da mata. Bota entre 2 e 3 ovos de coloração azulada com manchas escuras concentradas no pólo rombo. O macho traz alimento para a fêmea enquanto ela está no ninho.

Hábitos: Alimenta-se de sementes, frutas e insetos. Seu bico forte quebra sementes duras com facilidade. Habita o extrato médio da mata