FAMÍLIAS

FAMÍLIAS

Vireonidae
Ordem: Passeriformes

Subordem: Oscines

Representantes: Pitiguari, juruviaras e afins.

No Brasil são 16 os representantes desta família. São florestais, comumente agrupados em bandos mistos com outras famílias. Algumas espécies são migratórias, chegando ao Brasil principalmente na primavera e verão. São arborícolas, movimentando-se pelas copas das árvores em busca de insetos, larvas e pequenos frutos. Cantos melodiosos, porém pouco variados nas espécies brasileiras. Apresentam uma coloração esverdeada no lado superior.

TytonidaeOrdem: Strigiformes

Representantes: Suindara.

Estas corujas possuem ampla distribuição pelo globo. Família composta por apenas um gênero, sendo que no Brasil, a suindara (Tyto alba) é a única representante do grupo. Face com característico formato de “meia maça”, diferente da forma arredondada das outras corujas. Este formato da face auxilia na captação de som, funcionando como duas parábolas que amplificam o som direcionando-o para o ouvido. Esta adaptação, também presente em outras corujas, permite que a suindara capture uma presa em total ausência de luz, guiada apenas pelo som.

TurdidaeOrdem: Passeriformes

Subordem: Oscines

Representantes: Sabiás.

Esta dentre as famílias mais populares do país. Com 17 representantes, inclui a ave eleita como símbolo nacional, o sabiá-laranjeira, espécie mais comum do Brasil. O gênero Turdus possui silhueta e porte bem característico, enquanto outros gêneros apresentam espécies bem menores e mais esguias. São excelentes cantores. Durante o período reprodutivo cantam ainda de madrugada. Alguns representantes migram dentro do nosso território, enquanto outros (Catharus), são oriundos da América do norte. Emigram realizando deslocamentos noturnos, podendo percorrer até 300 km em uma só noite. Possuem dieta variada, incluindo frutos, insetos e minhocas.

Tyrannidae-copiaOrdem: Passeriformes

Subordem: Suboscines

Representantes: Bem-te-vis, papa-moscas e afins.

Esta é a maior família de pássaros do Brasil e também. Com 212 representantes em nosso território, este grupo inclui espécies muito distintas, com inúmeras adaptações. Variam de 5 a 60 gramas. Cores das mais diversas e penas da cauda com formatos muito variados entre as espécies. Inclui aves muito populares como o bem-te-vi. Pousam em postura ereta, alimentam-se de frutos e principalmente de artrópodes. É comum observar em várias espécies o hábito de pegar insetos em vôo, partindo de um poleiro, e retornando para o mesmo após a captura. Existem gêneros predominantemente frugívoros. Constroem ninhos das mais diversas formas, sendo este um dos fatores importantes na diferenciação dos grupos dentro desta família. São bem territorialistas, principalmente durante a reprodução. Habitam os mais diversos ambientes. É característica da família o formato achatado do bico, apresentando um pequeno gancho na ponta da maxila, facilitando a captura de insetos.

TroglodytidaeOrdem: Passeriformes

Subordem: Oscines

Representantes: Corruíras e uirapurus.

No Brasil existem 18 espécies. São pássaros bem irrequietos, permanecendo em constante movimento, às vezes, saltando no solo. Apresentam vocalizações fortes, melodiosas e bem variadas. O porte é variável, chegando alguns ao tamanho de um sabiá. Possuem dieta bem diversificada, incluindo principalmente artrópodes e larvas. Vivem predominantemente no estrato baixo da vegetação.

Laboratório de Pesquisas Interdisciplinares sobre Tecnologias e Educação
feedback